MAGALI DOS REIS
Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Minas. Doutora e Pós-Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena a Rede Iberoamericana de Pesquisas-Red Emilí@ (https://www.pucminas.br/redeemilia/) e o Núcleo de Pesquisas Sociais: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA), da Holland Alumni Research Network localizada na Holanda, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Associação Nacional de Política e Administração Educacional (ANPAE), coordena a Sede Mineira do Grupo de Teoria Crítica e Educação, que é vinculado à Universidade de Frankfurt - Alemanha, à UFSCar - São Carlos Brasil, Unimep - Piracicaba Brasil e Unesp - Araraquara Brasil. Mantém parceria acadêmico-científica através da Red Emíli@ com a Universidade de Porto-Portugal, com a Universidade de Paris V, com a Universidad Nacional del Camahue-Argentina, com a Universidade Autônoma Metropolitana do México e com a Universidade de Sevilha- Espanha , entre outros. Atuou como Editora da revista @rquivo Brasileiro de Educação, é membro do conselho editorial da Attar Editora, CRV Editora, entre outras. É revisora ad hoc das revistas Atos de Pesquisa, Educação Realidade, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Em Aberto (INEP), entre outras. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Minas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: Sociologia da Educação, Estudos Sociais da Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil, Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa, Organização do Trabalho Pedagógico. (http://lattes.cnpq.br/7283350243518221)
Crecer en América latina
Bagolin, Luiz A.; REIS, Magali . Spivak e os informantes. REVISTA DE HISTÓRIA, p. 1-9, 2024
REIS, Magali; LOSSO, M. .Políticas Públicas en la Educación de la Infancia en Brasil y Argentina: Realidades y Desafíos Derivados de la Pandemia de Covid-19. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), 48, p. 1-19, 2023.
REIS, Magali; OLIVEIRA, M. G. . Seção Especial: Infância Ibero-americana e Políticas Públicas Educacionais: Direitos Ameaçados e perspectivas futura. EDUCAÇÃO (UFSM), v. 48, p. 1-112, 2023.
Bagolin, Luiz A. ; REIS, Magali . Virada e Miragem. Tempo Social, v. 35, p. 239-244, 2023.
Bagolin, Luiz A. ; REIS, Magali . Antonio María Esquivel e Los Niños: Pintura, Retórica e Educação Natural no Século XIX Espanhol. ARS (SÃO PAULO), v. 21, p. 351-389, 2023
REIS, Magali. The imaginary childhood: for a philosophical-anthropology of the child. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, v. 85, p. 122-134, 2023.
TESES
Ligia Marise Lima Costa. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: Uma visão sobre o Negro na escola pública. Início: 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – Programa Trilhas do Futuro. (Orientador).
Thiago Luiz Santos de Oliveira. Educação e Emancipação: Uma análise das práticas pedagógicas em sala de aula a partir dos conceitos de Peadagogia Negativa e Frieza Burguesa. Início: 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS. (Orientador)
Ana Maria Moreira Pontes Milli. A INFÂNCIA E A CULTURA ESCOLAR: BARBÁRIE, SEMIFORMAÇÃO OU ESCLARECIMENTO?. Início: 2021. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PUC Minas. (Orientador).
DISSERTAÇÕES
Mariana Resende Penido. A ética do Cuidado na Educação Infantil. Início: 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).
Marianna Libero Abdalla. Educação Infantil e Sociedade. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).