
ROBERTA CARVALHO ROMAGNOLI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social)pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Análise Institucional pela Université Cergy-Pontoise, França (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Institucional, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Famílias, Intervenção Psicossocial, Políticas públicas, Clínica Ampliada, Análise Institucional e Esquizoanálise. Aborda a Psicologia como uma prática teórico-política que aponta para processos de subjetivação que ora são disciplinadores, reprodutores, ora são inventivos. É professora do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas do qual foi coordenadora no período de (2014-2016). É também bolsista produtividade PQ 1D do CNPq e foi pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2014-2016) e (2017-2021). Atuou como professora convidada na Université de Limoges França, lecionando no mestrado a disciplina Famílias e Políticas Públicas no Brasil, no período de 15/11/2017 a 15/12/2107 e como pesquisadora convidada na Université d´Orleáns, de 20/11/2019 a 20/12/2019, onde realizou seminários metodológicos, conferências e intervenções no mestrado em educação. Membro participante e membro do comitê científico da rede de pesquisa internacional Recherche Avec. Coordenadora da RedeSub - Rede de estudos e práticas institucionalistas e processos de subjetivação. Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social (CA-PS), com mandato de 30/06/2021 até 30/06/2024. (http://lattes.cnpq.br/0924610511932717)
- 2022 – AtualO acompanhamento familiar no Sistema Único de Assistên-cia Social: autonomia ou dis-ciplina?
- 2021 – AtualPandémie et violence: défis dans le quotidien des professionnelles de santé
- 2019 – AtualEducação Básica e Família: reproduções e invenções no programa Residência Pedagógica da PUC Minas
- 2016 – 2020Intersetorialidade, famílias e processos de subjetivação
- 2013 – 2016Proteção social básica e família: estudo do CRAS Vila CEMIG da regional Barreiro de Belo Horizonte
- 2009 – 2012Violência Doméstica perpetrada contra a mulher no município de Montes Claros/MG: um recorte possível
- 2008 – 2010As relações equipe-família no Centro Psicopedagógico Renato de Avelar Azeredo
- TOFANO, D. J. A. ; ROMAGNOLI, R. C. . O Psicodrama no palco do SUAS: narrativas de psicodramatistas socioassistenciais.. REVISTA BRASILEIRA DE PSICODRAMA, v. 30, p. 1-11, 2022.
- ROMAGNOLI, R. C.; SILVA, B. C. . Interseccionalidade e a Esquizoanálise: conquistas macropolíticas e retrocessos micropolíticos. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE), v. 24, p. e249960, 2022
- Romagnoli, Roberta Carvalho. Psicologia Brasileira e Políticas Públicas: Capturas e Resistências. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 42, p. 1-12, 2022
- DIVINO, M. M. G. ; ROMAGNOLI, R. C. . Inserção e Permanência de Prounistas Negras na Universidade em Análise.. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 22, p. 1103, 2022.
- OLIVEIRA, L. S. ; VIEIRA, K. D. ; ROMAGNOLI, R. C. . Os grupos de mulheres no enfrentamento à violência de gênero. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979)
, v. 23, p. 52-66, 2021.
- SOUZA, CAROLINE DE ; ROMAGNOLI, R. C. . Experiência de gestão no CREAS em interlocução com a Análise Institucional.. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), v. 41, p. e222287, 1-12-12, 2021
- ROMAGNOLI, R. C.. Relations de pouvoir, violence et famille dans un programme à temps intégrale au Brésil. Education Comparee, v. 15, p. 22-41, 2021.
- ROMAGNOLI, R. C.. Vulnérabilité sociale et risques: tensions dans le rapport famille-équipe dans l?Assistance Sociale au Brésil. Reflets, revue d’intervention sociale et communautaire., v. 27, p. 87-100, 2021
- VIEIRA, E. D. ; ROMAGNOLI, R. C. . A clínica psicológica pode desvelar as desigualdades sociais?. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 27, p. e47596-e47596, 2021
- SANTIAGO, M. C. C. ; ROMAGNOLI, R. C. . Formação inventiva em Psicologia: problematizações à luz dos novos paradigmas da ciência contemporânea. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS, v. ´26, p. e-3292-e-3292, 2021.
- MARTINS, G. L. ; LEAL, B. C. ; SANTOS, J. O. ; SANTOS, G. D. ; PEIXOTO, T. C. ; ROMAGNOLI, R. C. . Produção de saúde: potencializar a intervenção de novos modos de vida comunitária. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS, v. 16, p. 1-15, 2021.
- LIMA, T. A. S. ; ROMAGNOLI, R. C. . Linhas de conexões com a família no trabalho na saúde mental infanto-juvenil: entre o ideal e o cotidiano. Revista Mental, v. 14, p. 1-17, 2021.
- NASCIMENTO, M. L. ; ROMAGNOLI, R. C. . Le journal de terrain dans la formation de psychologues au Brésil.. EDUCATION PERMANENTE, v. 50, p. 87-96, 2021.
- FERNANDES, D. A. A. ; ROMAGNOLI, R. C. . O acompanhamento socioeducativo dos adolescentes e seus processos de subjetivação.. HUMANIDADES & INOVAÇÃO
, v. 8, p. 271-283, 2021.
- BARRETO, R. O. ; CARRIERI, A. P. ; ROMAGNOLI, R. C. . O Rizoma Deleuze-Guattariano nas Pesquisas em Estudos Organizacionais. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 18, p. 47-60, 2020.
Dissertações
Karoline Silveira De Souza. Construção de masculinidades e violência contra a mulher: tensões e possibilidades. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Enrico Martins Braga. Psicologia e proteção integral infantojuvenil: cartografia de uma prática jurídico-institucional. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Deiverson Jesus Abreu Tòfano. O psicodrama no palco do SUAS e o cenário do PAIF: narrativas de psicodramatistas socioassistenciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Henrique Galhano Balieiro. Os Processos de Subjetivação na mobilidade humana: as experiências de Integração de venezuelanos em Belo Horizonte. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Teses
Luigi D´Andrea. A potência do teatro como resistência LGBTQIA+. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Roberta Carvalho Romagnoli.
Bruna Coutinho Silva. Tramas do acolhimento institucional de famílias: (entre)linhas dos processos de subjetivação. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberta Carvalho Romagnoli.
Fabiana Medjon Fadul. As Famílias e suas vozes: o que querem as famílias da Assistência Social. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Tulio Almeida Souza Lima. Por uma política da multiplicidade na relação entre as famílias e equipes na saúde mental. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Kelly Dias Vieira. Esquizoanalistas: que fazem? Uma cartografia da clínica esquizoanalítica na Psicologia. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Maria Luiza Cardos Marques. . Dispositivos de intervenção com famílias: a produção de encontros para a invenção da vida.. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.