luciana kind do nascimento

Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando como coordenadora em dois períodos: 2017-2019 e 2023-2025. É líder do grupo Narrativas, Gênero e Saúde (NaGeS), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenadora do GT Cotidiano e Práticas Sociais na ANPEPP. Possui Pós-doutorado em Psicologia Social (UFMG). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), tendo realizado estágio doutoral no Instituto Max Planck para a História da Ciência em Berlim (2005). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Integrou a equipe responsável pela implantação do Pró-Saúde PUC Minas e foi tutora do PET-Saúde/VS. Foi representante do segmento Instituições Formadoras na Comissão Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais de Belo Horizonte entre 2015-2017.Tem ampla experiência na editoração científica: a) foi coeditora do periódico Psicologia Sociedade (2013-2023); b) participa de conselhos editoriais nos periódicos Interface: Comunicação, Saúde, Educação (Botucatu) e DESAFIOS: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins; c) foi membro do Conselho Editorial da Editora PUC Minas entre 2016 e 2018; d) atuou como consultora ad hoc em candidaturas de periódicos para as coleções LILACS e SciELO; e) foi membro da equipe de coordenação do Fórum de Publicações do XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP (2018) .Atuou como consultora ad hoc na Avaliação Quadrienal 2021 da CAPES na área Interdisciplinar. Tem experiência nas áreas de de psicologia social, saúde coletiva, saúde pública, promoção da saúde, práticas de pesquisa grupais, violência contra mulheres, sentidos da morte, metodologias qualitativas. (http://lattes.cnpq.br/2780090534877370)