MARIA CAROLINA TOMÁS
Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC MINAS, co-coordenadora do Curso de Especialização em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e coordenadora de Pesquisa do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas. Mestrado em Sociologia (2010) e doutorado em Sociologia e Demografia (2012) pela University of California, Berkeley, ela atualmente é. Atuou como coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino Superior (NAPES) entre 2015 e 2023 e como Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUC Minas) no mesmo período. Fez parte do Conselho Fiscal (2019-2021) e da Diretoria (2021-2023) da Sociedade Brasileira de Sociologia. Sua ênfase de pesquisa é nas áreas de Estratificação Social, Família, Raça, Formulação e Avaliação de Políticas (http://lattes.cnpq.br/8905680531252110)
- 2024 – AtualUniões e famílias interraciais no Brasil contemporâneo
- 2023 – Atual
- 2022 – 2023
- 2020 – 2022
PROJETO PARAOPEBA – COORDENAÇÃO E ACOMPANHAMENTO METODOLÓGICO E FINALÍSTICO PARA ATUAÇÃO JUNTO ÀS ASSESSORIAS TÉCNICAS INDEPENDENTES NO PROCESSO DE REPARAÇÃO INTEGRAL DAS PERDAS DAS POPULAÇÕES NA BACIA DO RIO PARAOPEBA
- 2019 – 2021
AVALIAÇÃO DOCENTE:há influência das características dos alunos e dos professores?
- MASS, L. P. W. D. ; MATOS, L. ; TOMÁS, M. C. ; CARVALHO, P. F. B. ; VILACA, T. O. ; LIRA, A. E. G. . A pobreza no Maranhão: uma análise com base na perspectiva multidimensional. REVISTA SOCIEDADE E ESTADO, v. 37, p. 407-433, 2022.
- TOMÁS, M. C.; NEVES, O. F. ; FENSTERSEIFER, L. ; CHAGAS, G. A. . Ensino Remoto Fora da Pandemia: Quem Cursaria? Um Estudo de Caso em uma Universidade Comunitária. EAD EM FOCO, v. 12, p. 1-18, 2022
- CARDOSO, M. ; DALBURQUERQUE, R. W. ; TOMÁS, MARIA CAROLINA . A autoavaliação institucional em uma instituição de ensino superior comunitária e seu potencial de uso para gestão universitária. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 11, p. 1-24, 2022.
- MASS, L. P. W. D. ; CHACHAM, A. S. ; TOMÁS, MARIA CAROLINA . PROFISSÃO E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL Desigualdades nas trajetórias de médicos e enfermeiros no Brasil atual. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 36, p. 1-22, 2021.
- TOMÁS, MARIA CAROLINA; SILVEIRA, LEONARDO SOUZA . Expansão do ensino superior no Brasil: diversificação institucional e do corpo discente. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA, v. 9, p. 149-177, 2021
- TOMÁS, M. C.; NEVES, O. F. ; FENSTERSEIFER, L. ; BARROSO, J. C. D. G. A. ; CARDOSO, M. S. . PANDEMIA DA COVID-19 E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO: Dificuldades de alunos de uma universidade privada.. Revista Em Sociedade, v. 3, p. 58-89, 2021
- Letícia dos Santos. a definir. Início: 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientadora).
- Suzana Lissa Rosa Silva. A evasão acadêmica: Análise dos fatores que contribuem para a evasão de alunos ProUnistas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientadora).
- Hugo e Silva. Etiquetamento: encarceramento da população negra no Brasil: das correntes dos engenhos de cana-de-açúcar às amarras das algemas da contemporaneidade.. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientadora).
Tese de doutorado em andamento
- Kênia Rosiane Cunha Coelho. A MULHER NEGRA E SUA REPRESENTATIVIDADE EM CARGOS NAS PRÓREITORIAS, CHEFIAS DE DEPARTAMENTO, COORDENAÇÕES DE COLEGIADOS, DIRETORIAS DE UNIDADE E DOCÊNCIA NA UFMG. Início: 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).