LUCIANA TEIXEIRA DE ANDRADE

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas.Tem experiência acadêmica na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e sociologia Urbana. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (1996) e pós-doutorado no Centre for Urban Studies da Universidade de Amsterdam. Desenvolve pesquisas sobre os temas de Segregação socioespacial, gentrificação, espaços públicos, representações urbanas e criminalidade urbana. Pesquisadora do CNPq, da Fapemig. Membro da equipe de pesquisadores do Observatório das Metrópoles. Consultora ad hoc da Capes e do CNPq. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fapemig de 2017 a 2019. Participou como conselheira do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. (http://lattes.cnpq.br/5571899755175457)