LUCIlA ISHiTANI
Professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando no Programa de Pós-graduação em Informática e nos bacharelados em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente na área de informática na educação, design centrado no usuário e jogos sérios. (http://lattes.cnpq.br/2484471713795378)
2022 – Atual
Proposta de um modelo de avaliação heurística para jogos digitais educativos
- 2021 – 2022
Recomendações para o Projeto de Jogo Educacional para Ensino Religioso com Foco no Ensino Fundamental
- 2021 – 2022
Avaliação de um jogo sério como ferramenta de atração de mulheres para a carreira de computação
- 2021 – 2022
Análise de percepção de valores ético-morais transmitidos pela mecânica de jogos digitais
- 2020 – 2021
Comparação de heurísticas e métodos de avaliação de jogos para análise de adequação de jogos para mulheres
- 2020 – 2021
Desenvolvimento e avaliação de uma aplicação de realidade virtual para usuários da terceira idade, baseado em design de valores
- 2020 – 2021
Avaliação e desenvolvimento de um jogo sério voltado para mulheres jovens
- 2019 – 2020
Avaliação da etnografia rápida para levantamento de requisitos de jogos digitais para a terceira idade.
2018 – 2019
Avaliação do design centrado no usuário no desenvolvimento de jogos digitais para terceira idade.
2020
ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE USUÁRIOS IDOSOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE DESIGN PARTICIPATIVO – Guilherme Itabayana Braga da Fonseca
2021
ADEQUAÇÕES EM JOGOS DIGITAIS PARA AUMENTAR A ATRATIVIDADE PARA GAROTAS – Ana Luiza do Nascimento Guercy
Disponível em: BDP – Adequações em jogos digitais para aumentar a atratividade para garotas (pucminas.br)
Dissertação de mestrado
Magna Carla Carvalho Ribeiro. Uma avaliação da plataforma Google Classroom com usuários adultos pouco experientes no uso de tecnologias: um estudo com foco em alunos e professores de curso técnico. 2023. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Orientador: Lucila Ishitani.
Ana Luiza do Nascimento Guercy. Adequações em jogos digitais para aumentar a atratividade para garotas. 2021. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Lucila Ishitani.
Guilherme Itabayana Braga da Fonseca. Análise da participação de usuários idosos no desenvolvimento de jogos digitais: um estudo sobre design participativo:. 2020. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucila Ishitani.
Rômulo dos Santos Silva. Recomendações para ambientes de realidade virtual com foco na terceira idade. 2019. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Orientador: Lucila Ishitani.
Tese de doutorado
Artur Martins Mol. Atributos de jogos e sua relação com valores e experiência do usuário da terceira idade. 2023. Tese (Doutorado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Orientador: Lucila Ishitani.
Supervisão de pós-doutorado
Scheila Wesley Martins. 2017. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Niltom Vieira Júnior. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.