Gláucia Nolasco de Almeida Melo

Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estágio de pós-doutorado no Secretariado de Recursos Audiovisualies y Nuevas Tecnologías da Universidad de Sevilla. Pesquisadora na área de ensino de engenharia (novas tecnologias e metodologias para o ensino de engenharia; desenvolvimento de recursos e ferramentas computacionais para o ensino de engenharia; e-learning e b-learning) e engenharia de estruturas (estruturas de concreto armado e alvenaria estrutural). Atuou como professora dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação (Algoritmos e Programação de Computadores, Programação Orientada a Objetos, Programação Java, Programação em C++); Engenharia Civil, Mecânica e Arquitetura (Sistemas Estruturais, Resistência dos Materiais, Estruturas de Concreto, Alvenaria Estrutural e Estruturas de Madeira). Atualmente é professora Adjunto II do Departamento de Engenharia Civil da PUC MINAS no curso de Engenharia Civil (Estruturas de Concreto e Alvenaria Estrutural) e, professora dos cursos de pós-graduação(especialização) Patologia, Terapia e Manutenção de Edificações, Engenharia de Materiais e Integridade Estrutural e Engenharia de Estruturas, da PUC Minas. Atuou como colaboradora do NAPED - Núcleo de Apoio Pedagógico do Departamento de Educação da PUC Minas. Coordenadora do projeto de extensão Patrimônio Construído pela PUC Minas, desde 2018 e líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado Preservação do Patrimônio Construído. Diretoria atual da região Brasil do Capítulo Latino-Americano e Caribenho - The Association for Preservation Technology. Profissional da área de desenvolvimento de projetos de estruturas de concreto armado e alvenaria estrutural e avaliação de estruturas, desde 1998. Experiência na área de programação de computadores, linguagem JAVA e C++ (http://lattes.cnpq.br/7887916265742855)