FERNANDA DE FARIA MEDEIROS
É Professora Adjunta da PUC Minas na Faculdade de Comunicação e Artes e coordenadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect/PUC Minas). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais (2020). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), graduada em Jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2011) e em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Fumec (2008). Atua na área da comunicação, com ênfase na publicidade, na cultura das mídias e nos estudos de celebridades e influenciadores digitais. No mercado, atuou em empresas e agências de publicidade, ocupando cargos de redatora publicitária, planejamento estratégico e assessora de relações institucionais. (http://lattes.cnpq.br/2194224990255406)
- 2022 – AtualPolítica de Celebridades: valores em disputa no contexto contemporâneo
- 2019 – AtualAcontecimentos e figuras públicas: narrativas, afetos e sentidos que atravessam o cotidiano
- 2016 – 2020Grupo de Pesquisa de Imagem e Sociabilidade da UFMG
- 2013 – 2016Grupo de pesquisa Mídia e Narrativa
- 2013 – 2016Grupo de pesquisa Mídia e Narrativa
- SOUZA, Fabíola Carolina de. ; MEDEIROS, F. F. ; SANTANA, Paulo. . A performance do comediante Whindersson Nunes a imagem pública consumida como celebridade ordinária. SIGNOS DO CONSUMO, v. 11, p. 47-59, 2019.
- PILZ, J. ; MEDEIROS, F. F. . O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser?: a falta de lugar da pobreza e atenção às celebridades no jornalismo na campanha-crítica da ONG TETO. ESTUDOS EM JORNALISMO E MÍDIA (UFSC), v. 16, p. 121-132, 2019
- LINS, L.A ; MEDEIROS, F. F. . O Verão é Nosso mas o Horário é da ?Verão?: uma análise sobre consumo, publicidade e celebridades a partir da campanha da Itaipava. COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 19, p. 118-131, 2019.
- MEDEIROS, F. F.. Fama e engajamento no Instagram: as celebridades e a convocação de públicos. Rumores (USP), v. 10, p. 158-173, 2016.
- MEDEIROS, F. F.. Quanto vale o engajamento de uma celebridade em tempos de midiatização e manifestação?. Rumores (USP), v. 8, p. 127, 2014
- MEDEIROS, F. F.. Pugliesi: ?A vida é mara?, porém, ?f*da-se a vida?. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de Covid-19 como acontecimento.. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2020, v. , p. 253-254
- MEDEIROS, F. F.; SANTANA, Paulo. . Só o deboche salva: humoristas são um alívio na quarentena. In: Vera França; Paula Simões; Terezinha Silva; Fabíola Souza; Samuel Silveira. (Org.). Diário da Quarentena: a pandemia de Covid-19 como acontecimento.. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2020, v. , p. 361-363
- MEDEIROS, F. F.; LOPES, P. . A relação celebridades e seguidores: Pugliesi e a noção de fama no Instagram. In: Vera Veiga França; Evelyne Cohen; Itania Maria Mota Gomes. (Org.). Gêneros midiáticos e identidades. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 229-245