Sara Silva Ferreira de Dafé - IPUC

SARA SILVA FERREIRA DE DAFÉ

Professora Adjunta III da Graduação em Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica, PPGEM, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Física Aplicada - Ciência dos Materiais pela UFOP, mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT - UFOP/CETEC/UEMG e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG, com estágio doutoral (sanduíche) na Universidade de Wollongong, Austrália. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Estrutura e Propriedades dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamentos termomecânicos, propriedades mecânicas e magnéticas, bem como textura cristalográfica. Possui amplo conhecimento em metalografia via Microscopia Óptica, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Difração de Elétrons Retroespalhados - Electron Backscatter Diffraction (EBSD), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), além da experiência em Difração de Raios X, bem como método Rietveld via MAUD (Materials Analysis Using Diffraction) software. Também possui experiência em processamento e caracterização térmica, mecânica e morfológica de materiais poliméricos e compósitos. (CV: http://lattes.cnpq.br/7556670926373354)